sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O vendedor de sorvete ea GM

Recebi por e-mail uma história interessante (novamente, não sei se é verdade, como grande parte dos e-mails que recebemos "por atacado"). A história ensina uma lição básica da gestão: foco no cliente. Muitas pessoas acham que a área de marketing da empresa tem como função criar peças publicitárias ou propagandas somente. Sinto desapontar os que achavam isso, mas esse aspecto é apenas a ponta do iceberg da função marketing. O marketing tem como principal função identificar as necessidades e desejos do consumidor, visando encontrar a melhor forma de atendê-los. No caso da GM, em específico, o texto abaixo (aquele que recebi por e-mail) é muito oportuno, já que a GM é um exemplo claro da miopia em marketing. Enquanto os concorrentes "menores" e "menos importantes" (japoneses, chineses, indianos) há muito tempo já estão de olho nas mudanças do mercado, a gigante GM (juntamente com Ford s Chrysler - as "big three") parecem ter parado no tempo. As montadoras asiáticas já tem o seu foco nos consumidores de menor renda e nos carros compactos, na sustentabilidade ambiental e na diversidade cultural entre os consumidores do mundo. Já as big three continuam achando que a oferta cria a demanda (como no século XIX), que a linha de produção fordista é a "última novidade" e que os consumidores não ligam se seu carro fizer 2km por litro de combustível fóssil. Miopias à parte, aí vai texto.   

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